Pilates Solo

O Pilates é uma ginástica livre de impacto e que respeita a individualidade. No solo, os exercícios exigem ainda mais do praticante, que tem de controlar sozinho o seu corpo. O trabalho, porém, também pode ser facilitado com o uso de equipamentos como bolas e elásticos. O aluno utiliza da força do próprio corpo para realizar os exercícios: o centro dos movimentos são o abdome e a coluna lombar.

O controle da respiração é fundamental para manter a postura durante os exercícios. A respiração adequada também ajuda a combater o estresse, pois acalma a mente e controla a agitação proporcionando bem estar.

Além de fortalecer o corpo inteiro, trabalha-se muito com alongamento e acrescenta-se uma parte lúdica ao exercício, porque geralmente os alunos acham divertido trabalhar com a bola. Ao mesmo tempo em que se trabalha o fortalecimento e o alongamento, exercita-se o equilíbrio.

Essa modalidade atende a diversos públicos, pois cada um vai dentro da própria limitação, e o avanço é impressionante. Normalmente as pessoas ficam surpresas com os resultados rápidos e com as mudanças no corpo na questão da estética.

Por dar ênfase à correção postural e ao bom alinhamento das articulações, o método é indicado também para o tratamento de lesões na coluna, joelhos e ombros, entre outras.

O Mat Pilates se caracteriza por proporcionar maior

  • Flexibilidade
  • Força muscular
  • Concentração
  • Qualidade de vida (previne lesões da coluna, artroses, dores gerais).